thaiza goulart
A partir de então, os governos desses países ricos passaram a criar medidas legais e até mesmo barreiras físicas (muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, muro na cidade de Celta, Espanha), de modo a dificultar cada vez mais a entrada de imigrantes.
Tais medidas, no entanto, só têm conseguido aumentar a migração ilegal. Acredita-se que entram em torno de 2,5 a 4 milhões de migrantes sem autorização nos países ricos. Nos Estados Unidos, estima-se que existam mais de 10 milhões de migrantes ilegais; na Europa, cerca de 6 milhões.
O grande desafio entre os países ricos e pobres, mais do que construir muros e elaborar leis que impeçam a entrada de migrantes, talvez seja a construção de um mundo mais justo e igualitário no século 21, pois, como dizia o geógrafo Milton Santos: "Apenas o acontecer próprio a um lugar não é indiferente ao acontecer próprio a um outro lugar, exatamente pelo fato de que qualquer que seja o acontecer é um produto do movimento da sociedade total".
Guerra da Bósnia e Herzegovina
Tudo começou com a dissolução da Iugoslávia, que era composta por 6 países (Croácia, Sérvia, Bósnia, Montenegro, Eslovênia e Macedônia) e governada por Josip Tito, um presidente que aterrorizava as pessoas para obriga-las a aceitar tudo o que ele fizesse no governo. Ele, usando a violência, conseguiu manter todos esses povos unidos, mesmo que tivessem muitas diferenças religiosas, étnicas e culturais.
Alguns anos após a sua morte, mais especificamente em 1991, quando realmente começou a