thaaa
561 palavras
3 páginas
JHON RAWLS(Baltimore, 21 de fevereiro de 1921 — Lexington, 24 de novembro de 2002) foi um professor de Filosofia Política na Universidade de Harvard, autor de Uma Teoria da Justiça (A Theory of Justice, 1971), Liberalismo Político (Political Liberalism 1993), e O Direito dos Povos (The Law of Peoples 1999).
As instituições de enquadramento relativo à justiça distributiva segundo Jhon Rawls:
O sistema social deve ser concebido de forma que o resultado seja justo, aconteça o que acontecer. Para atingir esse objetivo, é necessário que o processo social e econômico e seja enquadrado por instituições políticas e jurídicas adequadas. Ao estabelecer essas instituições de enquadramento, O Estado pode ser visto como estando dividido em quatro setores relativos e outras tantas funções.
"Cada geração deve reservar quantidade adequada de capital. Tal poupança pode assumir diversas formas como por exemplo os meios de produção ao investimento no saber e na educação. A partir de um princípio de poupança justa que nos indique qual a dimensão do investimento a fazer, o nível do mínimo social pode ser determinado."
A justiça não exige que as gerações anteriores poupem apenas para que as seguintes sejam mais ricas. A poupança é exigida como condição para realização plena de instituições justas e das iguais liberdades para todos. É erro acreditar que uma sociedade boa e justa tem de ir a par com um elevado nível de vida material. O que os homens buscam é um trabalho que tenha sentido, em livre associação com outros, sendo que estas associações regulam as relações que, entre si, estabelecem uma estrutura de instituições básicas justas. A poupança obtém-se aceitando como uma decisão política as medidas destinadas a melhorar o padrão de vida das gerações posteriores menos beneficiadas, abdicando-se, pois, dos ganhos imediatos que são possíveis.
Nancy Fraser
(Baltimore, 20 de maio de 1947) é uma filósofa afiliada à escola de pensamento conhecida como Teoria Crítica.
Estudou