Tgti
Curso Superior de tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Luis Paulo Bastos
Modelos de gestão
Florianópolis
2013
A teoria da abordagem cientifica da administração e a teoria da abordagem clássica tiveram como inicio nos trabalhos de dois engenheiros, Taylor que estudava a empresa do ponto de vista do chão da fabrica e Fayol que estudava a empresa da administração para baixo.
Taylor iniciou a primeira teoria administrativa, no primeiro período Taylor voltou-se a organizar o trabalho dos operários de um modo racional, isso significa analisar o trabalho dos operários, no estudo de tempos e movimentos, na fragmentação de tarefas e na especialização do trabalhador. O estudo mais elaborado de Taylor foi Principles of Scientific Management (1911), de acordo com Ferreira, Reis e Pereira tendo como característica principal a busca de uma organização cientifica do trabalho. Taylor aplicou os seguintes princípios, principio do planejamento, princípio de preparo, principio de controle, principio de execução, de acordo com Morgan (1996), Taylor defendeu o uso de estudos de tempos e movimentos para padronizar o trabalho. Outros estudiosos também seguiram suas idéias e redefiniram alguns conceitos, entre eles encontra-se Henry Ford que lançou alguns princípios para agilizar o processo de produção, diminuir custos e tempo de fabricação esses princípios seriam integração vertical e horizontal, padronização e economicidade.
Fayoul adotava o princípio administrativo clássico pelos altos escalões, com uma estrutura formal de uma empresa tendo como enfoque a gerencia e funções administrativas. Fayoul dividiu a administração clássica em 14 princípios gerais, que são eles, a divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direção, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários,