TGS Business Intelligence
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
ADAIANA MENEZES
LARISSA RODRIGUES
NATÁLIA SOARES
BUSINESS INTELLIGENCE
CORONEL FABRICIANO
2014
ADAIANA MENEZES
LARISSA RODRIGUES
NATÁLIA SOARES
BUSINESS INTELLIGENCE
Trabalho de Elaboração de Seminário da Disciplina de Teoria Geral de Sistemas do Curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais.
Orientador: Marcio Assis
CORONEL FABRICIANO
2014
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
Business Intelligence (BI) é uma vasta categoria de tecnologias de programas aplicativos utilizados para extrair, armazenar, analisar e transformar grandes volumes de dados, produzindo um ambiente de conhecimento, onde há produção sistemática de informação gerencial, veloz e consistente, capaz de auxiliar empresas a tomarem as melhores decisões nos negócios, baseado em fatos reais, com profundidade suficiente para descobrir as causas de uma tendência ou de um problema.
Desde a década de 80 encontramos no mercado o termo Inteligência Empresarial difundido pelo Gartner Group. Através desse, as empresas exploram informações internas, contidas em um armazém de dados, e externas disponíveis no mercado com o intuito de se auto avaliarem e avaliar seus concorrentes, desenvolvendo comparações e estratégias de crescimento e aumento de fatias de mercado, sempre com o objetivo de guiar a organização ao crescimento, à maior lucratividade, maior satisfação de seus clientes, menor perda, maior velocidade, ou seja, ao sucesso empresarial.
METODOLOGIA
DESENVOLVIMENTO
Aplicação
Na aplicação do BI torna-se evidente que a informação, ou seja, o conhecimento é que vai determinar o futuro da empresa.
O BI é usado para conhecer o cliente, traçando o seu perfil, o que sugere alvos de mercado, onde a empresa utilizará a área de marketing para promover a ação.
Na análise de controle, o BI age na orientação dos ambientes externos como no