TGRH
“O homem certo no lugar certo, na hora certa. Mais do que em qualquer outro momento da história das corporações, as pessoas e suas competências estão no centro das atenções.” (Alexandre Peconick)
Sabemos que a produtividades da empresa depende das pessoas, uma das funções importantes na administração de um programa de pessoal é combinar os indivíduos com as ocupações para as quais melhor se habilitam.
Para fazer parte do quadro funcional da empresa, o candidato passa por um “processo seletivo” constituído de entrevistas, preenchimentos de formulários para proposta de emprego, testes práticos e psicológicos, exame médico admissional e outros.
O processo seletivo é um dos meios que a empresa dispõe para harmonizar as equipes de trabalho. A seleção do candidato tem por base colher dados adequados para o preenchimento da vaga através dos meios acima citados. A este processo estão também a análise e a avaliação sobre os candidatos a um cargo específico, previamente divulgado pela empresa. Avaliar seus traços ou características humanas e analisar suas potencialidades para o cargo ao qual está sendo considerado.
Devemos formar opiniões sobre o comportamento do candidato, assim como sua capacidade de expressar-se, sua autoconfiança e sobre suas atitudes.
Do recrutamento dependerá o sucesso no processo produtivo, ou seja, os recursos humanos na empresa. A preocupação que se deve ter é a preservação da boa imagem da mesma e a eficácia no alcance dos resultados esperados.
Para o processo de captação e seleção será feita a divulgação das vagas através de diferentes meios como: Anúncio interno para os colaboradores ativos na empresa, anúncios em jornais e sites, anúncios em faculdades e universidades voltadas para a área desejável, intercâmbios entre empresas, banco de talentos da própria empresa, agências específicas de captação e seleção de talentos.
TIPOS DE RECRUTAMENTO
INTERNO: Divulga-se a abertura de vagas dentro das próprias organizações,