TGD Transtorno Global Do Desenvolvimento
CURSO DE PEDAGOGIA
Missão: “Formar Profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a Promoverem as transformações futuras”
A Criança Violenta
Acadêmicas: Fernanda Dranski,
5º Período Pedagogia
Prof.ª Cleusa Kuhn
Aprendizagem e Educação Especial
Foz do Iguaçu, 06 de Outubro de 2014.
Resumo
A violência tem sido um tema marcante e evidente, na sociedade nos séculos atuais, embora seja parte indispensável da vida do homem no decorrer dos séculos. Nos primórdios da humanidade a violência, era usada como forma de conquista e mudança social, sendo assim necessária para que houvesse uma melhora na condição da vida. Hoje, a violência está presente em noticiários, revistas e jornais, mas não como uma necessidade de explorar e conquistar, tem sido usada de forma agressiva, com o intuito de agredir.
Nas escolas, crianças e adolescentes recorrem a violência com colegas e até professores. Vídeos e noticiários mostram a que ponto chegam, para defender o seu território. Não muito longe, também é observado essa violência e agressividade, em crianças com deficiência, em especial crianças com psicoses.
A agressividade esta imposta a elas, pois muitas vezes recorrem a esta forma de se expressar, por dela se apoderar, e sendo seu único recurso copara com o mundo.
A Criança Violenta
A infância é vista como uma fase do desenvolvimento humano feliz e simples. Mas segundo dados de pesquisas¹, hoje as crianças sofrem também de desordem de comportamento.
Quando isso acontece de forma sutil, e não tão recorrente, é comum, as crianças terem dificuldades em lidar ainda com seus sentimentos, dependendo da intensidade com que isso acontece, já se torna um caso clínico.
O momento em que a criança é inserida no contexto escolar, se depara com inúmeras novas situações e confrontos, desenvolvendo competências sociais e assim se relacionando com os outros. Apesar da agressividade ser algo comum durante a