Tgateorias da administração |
5318 palavras
22 páginas
|Teorias da Administração || Trabalho Referente aulas 05 a 12 |
|Cynthia Papa Concordia |
São Paulo, 15 de outubro de 2012.
Cynthia Papa Concordia R.A.: 1712202172 Turma: EAD Setembro 2012
Curso: Tecnologia Em Gestão da Qualidade
Teoria da Administração Professor°: Antonio Carlos de Alcantara Thimoteo
Teoria Estruturalista (1950 EUA)
Conciliava a propostas da Teoria Burocrática com as propostas da Teoria das Relações Humanas.
Principais Caracteristicas: ➢ O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente; ➢ Foi bem influênciada pelas Ciências Sociais(Filosofia, Psicologia, Antropologia e etc.); ➢ Visão extremamente crítica da organização formal; ➢ Defini a que Dentro de uma organização, todas as partes estão subordinadas umas às outras; ➢ Organização como sendo um sistema aberto com o inter-relacionamento das organizações com o seu ambiente externo, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes; ➢ O passar ser o "homem organizacional”, que participa de várias organizações, ou seja, cada pessoa pertence a vários grupos e organizações e desempenha diversos papéis, ocupa muitas posições e suporta grande número de normas e regras diferentes.
Teoria Geral dos Sistemas (1950 e 1968 por Ludwig Von Bertalanffy)
A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica.
Principais Características: ➢ Teoria dos sistemas começou a ser aplicada na administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração