Tga i
Pesquise sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow e trace uma relação com a motivação citando conceitos de outros autores.
Introdução Apresentaremos nesta atividade de portfólio a hierarquia de necessidades de Maslow que foi introduzida pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1 de Abril de 1908 - 8 de Junho de 1970) onde este elaborou uma teoria da motivação centrada no conceito de auto-realização. Este conceito transmite, segundo o autor "o desenvolvimento máximo dos potenciais de cada ser humano; cada pessoa atinge a sua auto-realização na medida em que procura atualizar os seus potenciais". O autor se referencia, em sua argumentação, a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas. Na base da pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que, apenas quando satisfeitas escala-se em direção às hierarquias mais altas para atingir a auto-realização que é o nível mais alto. Neste trabalho apresentaremos justamente esta idéia de Maslow explicando cada um dos níveis e tecendo comentários a respeito de cada um. Ao término faremos uma pequena análise crítica da hierarquia destas necessidades, confrontando com alguns autores que teorizaram sobre assuntos correlatos.
A Hierarquia das Necessidades de Maslow: Pirâmide de Maslow
[pic]
Maslow explica o comportamento humano através de cinco níveis de necessidades, onde estas são dispostas em ordem hierárquica, desde as mais primárias e imaturas (tendo em vista o tipo de comportamento que estimulam) até as mais civilizadas e maduras. A interpretação da pirâmide nos proporciona o código de sua teoria: Um ser humano tende a satisfazer suas necessidades primárias (mais baixas na pirâmide de Maslow), antes de buscar as do mais alto nível.
|Necessidades Fisiológicas |São bem óbvias e geralmente, se referem a requisitos para a sobrevivência do indivíduo|
|