TGA - Resumo Primeiro Semestre
Aula 1
O trabalho é uma atividade humana e se desenvolveu simultaneamente com os seres humanos e com a sociedade e as organizações nasceram com o intuito de planejar, distribuir, ordenar e controlar o trabalho. Isso gerou a necessidade de se administrar essa atividade.
O conceito de administração segundo CHIAVENTAO significa uma relação baseada na subordinação, pessoas comandam outras pessoas no exercício de uma função ou prestação de serviços. È um conceito ultrapassado porque já que a administração - enquanto ciência e técnica - cresceu e se desenvolveu sendo um saber eficaz na interpretação de objetivos organizacionais.
Existem diversas maneiras de se conceituar administração, atualmente esses conceitos se ampliaram, acompanhando o desenvolvimento social, econômico e tecnológico. A administração passou a ser uma ferramenta que gera resultados e produz desenvolvimento em todos os sentidos. Trata-se de uma ciência universal que abrange a todos aqueles que necessitam de locais específicos de trabalho para alcançar seus objetivos profissionais.
Era necessária uma teoria específica voltada para o estudo da administração, nas organizações e nas empresas (tipo de organização lucrativa) em particular. A Teoria Geral de Administração é o conjunto integrado de teorias específicas voltada para o estudo da administração e surgiu no inicio do século XX.
Com o tempo o estudo da TGA se ampliou reconhecendo as mudanças do processo sócio-econômico como tarefas, estruturas organizacionais, pessoas, tecnologia, competências e competitividade:
Ênfase as tarefas ou administração científica é a aplicação de métodos científicos à administração a fim de obter eficiência. Seu fundador foi Frederik Taylor, sua proposta era a padronização do trabalho, ele exigia maior especialização dos funcionários, esse é o princípio da produção em massa.
Ênfase na estrutura organizacional foi uma fase onde o foco estava na eficiência e adequação de órgãos e