Tga resumo Leandro
Na década de 60, o domínio nas inovações tecnológicas eram voltadas para duas grandes empresas, a IBM e AT&T, as mesmas faziam pesquisas e descobertas, através de seus laboratórios de P&D, criando novos produtos. O processo P&D era feito através de grupos isolados que exploravam novas tecnologias, a que melhor atendesse as necessidades da empresa, era passada para um setor especifico da organização: O de desenvolvimento. Nesse setor, eram criados novos produtos pelos engenheiros e cientistas da empresa, depois passado para os especialistas da produção a fim de realizar os ajustes finais.
Atualmente, são as equipes multidisciplinares que são encarregadas na implementação de novas tecnologias, essas equipes trabalham desde a pesquisa até a produção. Nessa fase são envolvidos, engenheiros de produção, engenheiros de projetos,compradores,especialistas de qualidade e outros são a base técnica da engenharia simultânea.
Através da engenharia simultânea é possível encurtar o tempo para comercialização de novos produtos, ajudando a empresa a obter maior competitividade em relação a qualidade de seus produtos e serviços e dentro dos prazos estabelecidos.Os membros das equipes precisam ter um conhecimento bem profundo sobre as varias tecnologias envolvidas e saber utiliza-las nos momentos certos ao longo da produção.
A nova abordagem P&D é creditada ao ressurgimento da indústria eletrônica norte-americana na produção e comercialização de semicondutores usados em computadores, laptops e outros, no ano de 1990. A Intel e a Microsoft são as lideres em microprocessadores e software. A IBM criou uma variedade de novos produtos com seus processos de desenvolvimento e capacidade industrial melhorada.
3.5.6-Transferência de Tecnologia
Os países em desenvolvimento, a fim de aumentar sua produção interna de bens e serviços, têm utilizado bastante da tecnologia vindo dos paises do exterior, mas sem se preocupar em ter o