TGA - Mais valia em dia
Influência dos Economistas Liberais (1): l Ao término do sec. XVIII, os economistas clássicos liberais conseguem aceitação de suas teorias. As idéias liberais decorrem do direito natural: a ordem natural é a ordem mais perfeita. Os bens naturais, sociais e econômicos são os bens que possuem caráter eterno. Os direitos econômicos humanos são inalienáveis e existe uma harmonia preestabelecida em toda coletividade de indivíduos. Influência dos Economistas Liberais (2): l Segundo o liberalismo, a vida econômica deve afastar-se da influência estatal, pois o trabalho segue os princípios econômicos e a mão-de-obra está sujeita às mesmas lei da economia que regem o mercado de matérias-primas ou o comércio internacional. Os operários, contudo, estão a mercê dos patrões, que são os donos dos meios de produção. A livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
Influência dos Economistas Liberais (3): l O liberalismo econômico corresponde ao período de desenvolvimento da economia capitalista baseada no individualismo e no jogo das leis econômicas naturais e na livre concorrência. A livre concorrência, por seu turno, criou áreas de conflitos sociais intensos. A acumulação crescente de capitais gerou profundos desequilíbrios.
----------------------
Influência dos Pioneiros e Empreendedores (1): l Antes de 1850, poucas empresas tinham uma estrutura administrativa que exigisse os serviços de um