TGA FORD VOLVO
878 palavras
4 páginas
IntroduçãoHá muitos séculos, os homens vêm desenvolvendo e operacionalizando ações de cunho administrativo. O ser humano, para sobreviver, precisou conviver em grupo e criar formas de aplicar melhor os esforços para conseguir melhores resultados.
Até então, a história a Administração versava sobre a história de países, cidades, governantes, exércitos e organizações religiosas.
Em meados do século XVII na Inglaterra começava a Revolução Industrial, no qual dois eventos marcaram esse período: o surgimento das fabricas e a invenção da maquina a vapor.
Esses fatos foram propícios para o surgimento da Teoria Administrativa.
A Formação das Indústrias
A característica desse período é a passagem da manufatura a indústria mecânica. A partir da Revolução Industrial contempla-se:
A mecanização da indústria e da agricultura (oficinas se transformam em fabricas);
A utilização de máquinas a vapor nas indústrias;
A transferência da habilidade do artesão para a máquina.
Grande desenvolvimento da indústria.
Com o desenvolvimento da indústria, influenciou o desenvolvimento da Administração, na qual conhecemos.
No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.
Frederich Winslonw Taylor (1856-1915) iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupado em aumentar a eficiência na indústria por meio da racionalização do trabalho dos operários.
Taylor, junto operários fez uma análise das tarefas de cada operário decompondo seus movimentos e processos de trabalho para racionalizá-los.
Taylor diz:
O objetivo é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e formular e estabelecer processos padronizados para controle das operações fabris.
Os empregados devem ser cientificamente