Tga-apts
O empreendedor não necessariamente apresenta habilidades administrativas, mas com seu espírito aventureiro, cria novas coisas ou negócios e faz com que suas criações lhes proporcionem lucros e traga algum beneficio a sociedade. Chiavenato descreve o empreendedor como:
Ele é a energia da economia, a alavanca de recursos, o impulso de talentos, a dinâmica de idéias. Mais ainda: ele é quem fareja as oportunidades e precisa ser muito rápido, aproveitando as oportunidades fortuitas, antes que outros aventureiros o façam, (CHIAVENATO, 2008, p.3).
A administração é o processo de tomar e colocar em prática as decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
E um bom administrador carrega com ele habilidades que é capacidade de colocar em ação as suas idéias e conceitos que estão em sua mente que não são percebidas por outros e o administrador ao ver isso consegue transformar em produtos ou serviços em uma ação concreta.
Para conseguir concretizar suas competências e o seu estilo de trabalho o administrador precisa reunir três tipos de habilidades: técnica, humana e conceituais.
Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação.
Habilidade humana: Consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.
Habilidade conceitual: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo