Tga : administração por objetivos - a.p.o.
Este modelo administrativo identificado com o espírito pragmático da Teoria Neoclássica apareceu por volta de 1954, com a publicação do livro Administração por Objetivos de Peter Drucker. Nesta época atenção até então fixada nas “atividades-meio” foi deslocada para os objetivos. Deixou-se de dar importância ao “como” administrar e passou-se a focar o “porque” ou “para que” administrar. A ênfase deixou de ser a eficiência e passou a ser a eficácia.
Características:
* Estabelecimento conjunto de objetivos entre executivo e seu superior;
* Estabelecimento de objetivos para cada departamento;
* Integração dos objetivos departamentais;
* Elaboração de planos táticos e operacionais;
* Mensuração e controle dos resultados;
* Sistema continuo de avaliação;
* Revisão e reciclagem do plano;
* Participação atuante da chefia;
* Apoio intensivo do Staff.
Fixação por objetivo
O A.P.O. esta baseado sobre objetivos, assim o critério para a fixação desses objetivos são de fundamental importância para o sucesso do sistema:
* Objetivos estratégicos ou operacionais: São aqueles que abrangem a organização como um todo, geralmente são de longo prazo. Exemplo: aumento do retorno sobre o investimento, redução do investimento;
* Objetivos táticos: São os objetivos departamentais, geralmente de médio prazo. Exemplo: aumento do faturamento, redução do custo;
* Objetivos operacionais: São os objetivos de cada atividade ou tarefa, são detalhados e de curto prazo. Exemplo: utilização eficiente dos recursos atuais: programa de melhoria de equipamentos, programa de aplicação de recursos.
Características dos objetivos:
* Os objetivos devem traduzir as aspirações fundamentais da empresa;
* Devem fazer com que todos os órgãos da empresa