tga adm
Tema do trabalho: Filme ESCRITORES DA LIBERDADE
Respostas:
1- No início os relacionamentos eram hostis, as condições eram de abandono e o ambiente em sala era de divisão. Os alunos se organizavam de acordo com sua raça, formando grupos. Um grupo zombava do outro a todo o momento. Com a chegada da nova professora, perceberam que todos ali de uma forma ou de outra tinham os mesmos problemas, as mesmas dúvidas, independente da raça e do grupo que eles pertenciam. Fazendo um conhecer a história do outro, uma mudança de pensamentos ocorreu, e com isso, a quebra das “fronteiras” feitas por eles. Através da atenção que a professora lhes deu, comprando-lhes livros novos e não livros velhos e sucateados dados anteriormente, buscando histórias de superação, falando de personagens que eles admiravam, a motivação dos alunos aumentou. Com muita participação e envolvimento de todos nas aulas, os alunos se sentiram aceitos. Através do Sistema Participativo de Administração que se caracteriza por ser mais democrático e aberto, a professora conseguiu a confiança dos alunos e um clima de união se gerou em sala de aula.
2- Os alunos se sentiam excluídos pela escola por serem considerados problemáticos. Não recebiam nenhuma atenção por parte dos outros professores e coordenadores da escola. Muitos alunos só iam à escola porque eram obrigados, pois estavam em condicional. Lá não estudavam nada que pertencesse ao mundo que eles viviam, não possuíam nenhuma motivação. Traziam os problemas de fora para dentro da sala de aula e estavam com outras pessoas que não gostavam, para eles rivais. Isso gerava um ambiente hostil e sem liderança.
3- Os alunos encontraram dento da sala de aula e na figura da professora um porto seguro, onde eles puderam expressar seus sentimentos, suas angústias e na visão deles suas diferenças. Sentiram-se aceitos, úteis, encontraram autoconfiança, consideração um pelo outro e por fim auto realização e aprovação social.
4- Não. Analisando as