TGA 1
Nº de Matrícula: 13.1.7647
Aluno (a): Murillo Santos de Souza
Atividade 1 (semana 4)
Apresente o conceito de democracia segundo a doutrina clássica investigada por Schumpeter:
A democracia, baseando-se na doutrina clássica referida por Schumpeter, remete uma arquitetura administrativa direcionada a defender os interesses do povo/público, colocado como foco maior para tomada de decisão política. Ainda, o simples fato de decisões serem de bem comum, evitariam o repúdio da mesma pelo povo, ou insatisfação apenas dos incapacitados moral e mentalmente de uma solução racional.
Destaca ainda, que de uma maneira mais realista esta visão seria pouco funcional, visto que dificilmente se formaria uma vontade coletiva, pois o julgamento desta se basearia em uma vontade pessoal, e não na necessidade do grupo, além de uma incapacidade natural de se efetivar uma ideia concisa baseado na razão, e não na emoção. Schumpeter afirma que, mesmo a escolha de opções públicas, existiria uma dificuldade de agradar a “gregos e troianos”, visto que a carência do povo nem sempre coincide com a necessidade do indivíduo. Seria o caso de tomadas de decisões feitas por pessoas eleitas por votação, para representar seus interesses de uma maneira mais organizada, priorizando por grandeza as questões a serem discutidas/votadas.
Fatores que permitem uma sobrevivência dessa teoria (no mínimo sua defesa) seria o alinhamento com a religião, sendo que uma completa a outra (fé em determinado acontecimento apoiando decisões democráticas). Também reforçam sua aplicação situações em que a considerem eficaz, por se adaptarem de uma maneira próxima ao ideal, sem levar em consideração o nível de complexidade da sociedade em questão.