TG I I 1 Semestre 2015
Aluno(s):
Nome: Patrícia Ferreira da Costa Pedroso RA 1222597
Nome: Sandra Suely de Melo Silveira RA 1202779
POLO
ATIBAIA
2015
TRABALHO EM GRUPO – TG
Enunciado
Os operadores argumentativos são centrais na informação do discurso. Eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado em que são utilizados. Escolha um dos operadores argumentativos e dê um exemplo de aplicação em um texto curto que contenha o operador sublinhado, ou seja, escreva ao menos um parágrafo que contenha um operador argumentativo escolhido sublinhado. O texto deve ser diferente dos apresentados no ED.
Exemplo:
Juliana nunca conseguiu se casar. Claro que teve namorados (e casos rápidos também), mas nunca conseguiu manter um relacionamento forte o suficiente para levá-la ao altar. Em determinada ocasião, foi descuidada, engravidou e, com forte convicção religiosa, manteve a gravidez. Teve uma menina linda de nome Sula. Consequentemente, os vizinhos maldosos apelidaram Juliana de “mãe solteira”.
Consequentemente é um operador que introduz uma conclusão relativa a argumentos apresentados em enunciados anteriores.
Resposta:
A presença de Deus em nossa vida é muito importante. É preciso caminhar sempre na presença de Deus. Em diversos momentos da minha vida, quando me deparo com pessoas em situações difíceis, tento ajudá-las mostrando que o caminho certo é Jesus, é orar, pedir a Deus que nos abençoe, nos proteja e nos livre de todo mal. Em nossas vidas precisamos sempre estar em comunhão com Deus e testemunhar a nossa fé. De acordos com as palavras que disse São Paulo aos Romanos “Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo” (Rm 10,17).
Tem uma frase que diz assim “Mais que falar de Deus, é falar com Deus”.
Logo é um operador que introduz um argumento de conclusão do que foi expressado, ele insere um argumento de adição ao texto.
Mais que é um operador que introduz um argumento de comparação no texto acima enunciado.