TG Praticas pedagógicas orientações escolares e não escolares
Turma 2011
Socorro
2014
O que seria diferente no ambiente escolar que você conhece se o seguinte trecho da Constituição do Brasil fosse plenamente desenvolvido no cotidiano da escola? “Art. 205”. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Este artigo acima representa a conquista de um direito social para a sociedade civil inclusive para aquele cidadão que não tinha até então o acesso ao ensino público, ou seja, o direito e a liberdade de ensino com qualidade como meio de crescimento pessoal e de cidadania, onde o Estado tem a plena responsabilidade de garantir a educação para todos gratuita e com escolas comprometidas e professores qualificados e remunerados decentemente.
A educação seria muito diferente do que estamos assistindo hoje se a constituição fosse cumprida ao pé da letra, nela encontramos que a educação é direito de todos, portanto deveria ser laica, sem distinção de classe social, a diferença de formação só traz ao país a desigualdade social que cresce a cada dia e com ela traz a criminalidade que é decorrente de tantas frustrações e falta de perspectivas dos alunos.
Se a constituição fosse vista com direitos iguais a todos, e o estado cumprindo seu papel a família, por sua vez educando seus filhos para que eles possam receber os conhecimentos dados pela escola com grandeza e bom aproveitamento, com certeza estaria em um patamar muito além do que nos encontramos hoje, teríamos um ambiente digno e preparado para que nossos jovens pudessem crescer como cidadãos exercendo a cidadania com qualificação de trabalho.
É de suma importância à participação da família na escola para o processo educativo da criança procurando entender essa realidade