TG 2
Aluna:
Daiane Cristina Esparza RA: 1425234
Polo
Ponta Grossa
2014
A globalização se trata de um fenômeno mundial. O termo globalização se tornou popular na década de 80 século XX início dos anos 1990. A globalização econômica teve destaque em meados do século XX com a III revolução industrial, esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
O neoliberalismo está presente nesta globalização mundial é formado por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas e defendem a não participação do estado na economia algumas das suas características são: mínima participação do estado nos rumos da economia do país, política de privatização de empresas estatais, abertura da economia para a entrada de multinacionais, desburocratização do estado, diminuição do tamanho do Estado; posição contrária aos impostos e tributos excessivos, entre outras características que caracterizam o neoliberalismo e que fazem parte desta globalização que aproximam cada vez mais as fronteiras e as políticas.
A globalização econômica tem dois lados, por uma lado ela abre novos horizontes para a economia no mundo mas por outro lado ela pode separar definitivamente pessoas e países criando um abismo entre os beneficiados do processo e os desfavorecidos da fortuna. Isto é resultado de uma adesão imediata do neoliberalismo sem o estudo ou correta visão, estruturação da abertura do mercado e também com estimulo a entrada de investime nto estrangeiro e com isso a redução do papel do estado. Estas atitudes devem realmente ser repensadas em países que tem índice de pobreza muito elevado, mesmo com o aumento da renda média como a américa latina.
A globalização gerenciada corretamente pode contribuir muita na luta contra a pobreza no mundo, baseado em políticas de maior abertura, tecnologia avançada, isso contribui para um mundo inter-relacionado e isso eleva a economia do mercado global com a grande