TG 1 Bimestre tf
Aluno(s):
Francine
RA 1516027
POLO
Aquarius – São José dos Campos
2015
Segundo o notório estudioso Antônio Cândido, a literatura deveria constar nos direitos humanos, pois é um bem incompressível e, como tal, se constitui em uma necessidade universal. Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano? Para Antônio Cândido a leitura de um texto literário contribui para a confirmação no homem dos seus traços essenciais, como por exemplo, o exercício da reflexão, a aquisição do saber, as emoções, a boa disposição para o próximo, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, etc.
A forma como essas produções literárias atuam sobre o homem dá a ele as construções das formas de expressão e conhecimento. Isso acontece por que o homem se apropria da força da palavra, organiza melhor sua mente seus sentimentos, e conseqüentemente pode organizar melhor sua visão do mundo que tem.
A literatura “alimenta a inteligência geral, enfrenta as grandes interrogações, estimula a reflexão sobre o saber e favorece a integração pessoal dos acontecimentos.” (MORIN, 2005, p.17)
Através da literatura é que se conhece o passado de um povo, porque é através do seu passado que se conhece o homem. Literatura é cultura e é o único enriquecimento que não nos é tirado, por isso é fundamental. É através dela que é possível reconhecermos uma época, seus costumes, idéias, problemas, crenças nos proporcionam também o conhecimento de mundo, o despertar da sensibilidade e a reflexão da sociedade sobre a realidade.
Literatura deve ser compreendida como uma necessidade do nosso cotidiano, pois assim, conseguimos demonstrar os nossos desejos.
Segundo Antônio
Cândido “... a história de cada época pode servir muitas vezes de inspiração para expressão artística e contribuir à interpretação da leitura, da obra literária”.
É de suma importância que em sala de aula se desperte o gosto pela leitura, para proporcionar maior