Tfge
"A verdadeira amizade significa unir muitos corações e corpos num coração e num espírito."
Pitágoras (570-500 a.C.) nasceu na ilha de Samos que fica localizada na costa marítima grega ( na atual Grécia) , ele foi um importante matemático, filósofo, astrônomo, músico e místico grego. Ficou conhecido pelo Teorema sobre o triângulo retângulo. Pitágoras é uma figura extremamente importante no desenvolvimento da matemática, e foi considerado como o primeiro matemático puro. Pouco se sabe sobre as realizações matemáticas de Pitágoras, pois não deixou obra escrita e, além disso, a sociedade que ele fundou e dirigiu tinha um caráter comunitário e secreto.
A sociedade ficou conhecida como a Escola Pitagórica que foi fundada na cidade de Crotônia, essa sociedade se refere a uma escola filosófica de natureza científica e religiosa (e até mesmo política). O símbolo que representava os pitagóricos era o pentagrama ou pentágono estrelado, isto devido às propriedades desta figura, pois ao desenharmos um pentágono regular e traçarmos as suas diagonais, veremos que elas se cruzam e formam um novo pentágono interior ao anterior. A interseção de duas diagonais divide a diagonal de uma forma especial chamada pelos gregos de divisão em média e extrema razão e que conhecemos também como secção áurea.
O modo de vida e as doutrinas atribuídas a Pitágoras, provenientes de sua escola, recebem o nome de pitagorismo. Segundo historiadores, a Escola Pitagórica tinha um caráter peculiarmente duplo. Por um lado, dedicava-se a questões espirituais: os pitagóricos acreditavam na imortalidade da alma e na reencarnação e tinham a auto-reflexão como um dever consciente e imprescindível na espiritualização da vida. Por outro lado, como parte dessa espiritualização, incluía estudos de Matemática, Astronomia e Música, o que lhe imprimiu um caráter também científico, no sentido moderno da palavra. O estudo da Matemática - confundindo-se com a filosofia, pois "tudo é número" -