TF Economia
O estudo da economia ajuda a entender o mundo em que se vive, auxilia para tomar decisões econômicas e melhora a compreensão dos potenciais e limites da política econômica. O objetivo da economia é analisar os problemas econômicos e formular soluções para que seja possível melhorar o bem-estar da população.
Os recursos disponíveis para realização de tarefas e produção de bens são escassos e, como os desejos e necessidades humanas são ilimitados é necessário que os agentes econômicos façam escolhas entre o que produzir, como e para quem produzir. Uma vez tomada essas decisões, se deve atender a outro conceito muito importante na economia à eficiência.
Devido a escassez dos recursos, associado ás necessidades ilimitadas do homem, originam-se, segundo vários autores, os chamados problemas econômicos fundamentais.
O quê e quanto produzir: (nível econômico) a sociedade terá de escolher, o objetivo é atender em escala ótima.
Como produzir: (nível tecnológico) a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços.
Para quem produzir: (nível social) a sociedade também terá de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.
A análise econômica é dividida em dois grandes grupos: Microeconomia - examina a formação de preços em mercados específicos e Macroeconomia - estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais. Alguns autores ainda adicionam a Economia Internacional - analisa as relações econômicas entre residentes e não residentes do país, envolvendo transações com bens e serviços e transações financeiras; e o Desenvolvimento econômico - preocupa-se com a melhoria do padrão de vida da coletividade ao longo do tempo, centrado em questões estruturais e de longo prazo.
A economia ganha status de ciência a partir do século XVIII, mas ainda no século XVI, observa-se uma transformação intelectual, surge com o Renascimento na Europa. A ideia