Teóricos da Restauração
Patrimônio: Lazer & Turismo, v. 6, n. 7, jul.-ago.-set./2009, p. 75-91
TEORIA E PRÁTICA DA RESTAURAÇÃO
Raquel Diniz Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG raqueldo@gmail.com Resumo
Este artigo abordará as idéias de restauração e conservação de bens históricos e culturais, a partir de alguns doutrinadores que as ilustram. Posteriormente, utilizar-se-á este substrato teórico para discussão das decisões ocorridas na prática, a partir de um caso empírico. Por fim, pretende-se destacar a inter-relação entre os diversos temas discorridos no texto.
Palavras-chave: Restauração. Conservação. Patrimônio histórico e/ou cultural.
Abstract
This paper focuses on the idea of restoration and conservation of historical and cultural goods, based on some author specialized in this subject. Later, this theoretical substratum will be used for discussion of the decisions happened in practice, starting from an empiric case.
Finally, it is intended to explore the interrelation between these themes.
Keywords: Restoration. Conservation. Historical and/or cultural heritage.
INTRODUÇÃO
O termo preservação1 consiste na ação que visa a garantir a integridade e a perenidade de algo, como, por exemplo, um bem cultural. Um dos instrumentos de preservação é a restauração, intervenção que tem por escopo assegurar, de forma eficaz, um produto da atividade humana. Pode-se, ainda, destacar a conservação, como medida de preservação periódica ou permanente que pretende conter as deteriorações logo em seu início. A conservação e restauração são termos interligados, o que justifica sua análise conjunta neste trabalho. Desta forma, escolheu-se para análise o caso da restauração do Paço Imperial, na cidade do Rio de Janeiro. Ademais, não há como avançar no estudo das intervenções
1
Nesse sentido ver também FERREIRA, 1999, Verbete “preservação”.
Revista Eletrônica Patrimônio: Lazer & Turismo - ISSN 1806-700X
Mestrado em Gestão de Negócios