Textura de parede
Textura realística de parede
Como vão pessoal, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer os comentários sobre o primeiro artigo, e agradecer principalmente o interesse daqueles que me enviaram suas dúvidas; espero que tenha respondido a todas.
Neste segundo artigo iremos reproduzir uma típica parede de superfície irregular, com algumas partes do reboque rachado, o que nos permitirá ver os tijolos do fundo. Iremos, na verdade, construir uma cena com efeitos de iluminação global, etc., não somente a textura da parede. Então... mãos-a-obra!
1º Passo: Abra um novo arquivo, com fundo branco e as dimensões que desejar (em meu caso, 500x300px). Escolha, para cor de primeiro plano a cor #2F2F2C, e, para cor de plano de fundo, #8A8372. Estas cores resultarão em uma aparência satisfatória ai término do efeito, porém, caso queira mudar a cor de sua parede, fica mais fácil fazer isso depois, aplicando Matiz/Saturação. Por enquanto utilize estas cores.
[pic]
2º Passo: Vá ao menu Filters > Render > Clouds (Filtros > Acabamento > Nuvens). Por este ser um filtro gerado aleatoriamente pelo Photoshop, pode ser que você não obtenha o melhor resultado logo na primeira vez que aplicá-lo; então, tecle Ctrl+Z e aplique o filtro novamente, até encontrar uma variação que lhe agrade. Em seguida, vá ao menu Filters > Noise > Add Noise (Filtros > Ruído > Adicionar ruído) e coloque as configurações:
[pic]
3º Passo: Agora vá em Filters > Brush strokes > Spatter (Filtros > Traçados de pincél > Borrifo) desta forma:
[pic]
4º Passo: Vamos duplicar a camada plano de fundo, onde estamos trabalhando. Para isso, clique sobre a camada Background (plano de fundo) e arraste-a para cima do ícone Criar nova Camada [pic], desta forma.
[pic]
5º Passo: Vá ao menu Filters > Sharpen > Sharpen (Filtros > Nitidez > Arestas nítidas). Este procedimento acrescentará alguns detalhes e imperfeições à parede, detalhes estes que fazem a diferença no efeito final. Na