Textos
Adriana Fischer
‘‘O letramento, na perspectiva de uma teoria social, representa um conjunto de práticas sociais capazes de serem realizadas pelas pessoas’’. (Barton e Hamilton. 2000)
As formas de letramento podem variar de acordo com a cultura regional de cada pessoa.
Os indivíduos através de conhecimentos e reflexões adquirem a capacidade de transformar sua consciência ingênua em consciência crítica.
Os acadêmicos devem buscar conhecimento para possuírem uma mente crítica, deixando assim de seguir as normas, conceitos e crenças que são impostas pela sociedade para criarem e seguirem seu próprios conceitos e crenças.
O letramento tem como principal objetivo formar de sujeitos críticos, autônomos, mais conscientes e reflexivos.
A educação deve ser um espaço de transformação social.
O livro didático tem grande importância na vida escolar de uma pessoa pois além de ler, a pessoa aprende literatura.
Os principais problemas enfrentados pelos professore e alunos para que esse objetivo do letramento seja executado são a falta de recursos didáticos escolares e materiais, e o número insuficiente de aulas.
O que parece haver é a falta de formação dos professores quanto ao uso das novas terminologias e operacionalização das competências segundo Dionísio (2005)
Deve se haver transformação das aulas para que se tornem proveitosas e que os alunos tenham maior facilidade em compreender o que eles precisam aprender.
O letramento do meio acadêmico deve ser bem trabalhado pois cada individuo possui uma forma diferente e particular de pensar, de ser de escrever, de ler e até mesmo de fazer.
De acordo com Klemp (2004), letramento acadêmico pode ser definido como um processo de desenvolvimento contínuo de conhecimentos sobre como interagir com as diferentes formas de textos nesse meio.
O professor de português e letras deve ensinar o aluno ser mais critico, a aprender tomar decisões, e resolver uma