Textos
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 1 INTRODUÇÃO
Os indivíduos são caracterizados pela associação de seus hábitos conceitos e crenças. Para se viver em sociedade, os seres humanos precisam reconhecer e aceitar os aspectos que constituem a diversidade humana: cultura, religião, economia, aparência física, etnia, entre outros.
Sabemos que é na escola que o individuo aprende e põe em pratica os primeiros princípios da cidadania, desenvolve suas habilidades intelectuais e cognitivas, aprende a socializar, conviver em grupo e a lidar com as diferenças individuais.
A partir disso a escola procura atender a diversidade humana desde famílias “normais” (pai, mãe e filhos sem necessidades especiais) a famílias desestruturas e alunos com diversas necessidades especiais (cegos, surdos, deficientes físicos, síndrome de dow, altistas...).
Historicamente falando, a escola tem dificuldades para lidar com a diversidade. As diferenças tornam-se problemas, ao invés de oportunidades para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens.
Este trabalho apresenta uma pesquisa feita com um pedagogo, um professor e um aluno de uma mesma escola com questionamentos de como é tratada e trabalhada a diversidade no espaço educativo.
2 DESENVOLVIMENTO
Questionamentos a uma coordenadora pedagógica:
1- Como o pedagogo (a) pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentem necessidades diversificadas em sala de aula?
- Apresentando alternativas possíveis que norteiem o trabalho do professor diante do processo.
2- De que forma a pessoa responsável pelo aluno pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar?
- Fazendo bons comentários sobre a escola, se mostrando aberta ao diálogo e às possíveis negociações.
3- Você acha que a organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com as atividades da sala de aula? Por quê?
-