Textos
Não se afasta a frequente ocorrência de abusos contra presos por parte de agente e diretores de presídios, em muitos casos os presos são torturados provocando sequelas gravíssimas tanto fisicamente como também moralmente. Xingamento, cassetete, porrada e tiro são parte corriqueira dos relatos de quem vive dentro do sistema carcerário brasileiro Tais condutas praticadas por parte desses agentes se tornam ilegais, e no caso do Rio Grande do Norte a administração dos presídios cabe às Secretarias de Justiça.. No ranking por estados, o Rio Grande do Norte encabeça a lista de casos de tortura, com 12 das 211 ocorrências. São vários os casos de torturas aos presos, basta procurar na internet que iram aparecer vídeos, relatos e casos.
• Alguns casos: Vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=Yy-cxUieAFA
• Conselho de Direitos Humanos constata que presos vivem nus e em meio a fezes em presídios da Paraíba: http://www.campograndenoticias.com.br/brasil-br/13283-conselho-de-direitos-humanos-constata-que-presos-vivem-nus-e-em-meio-a-fezes-em-presidios-da-paraiba.html
Brigas entre presos
É muito comum que ocorram brigas entre os presos, aliás, frequentemente ficamos sabendo de mortes que ocorreram dentro das celas, torturas dos presos com companheiros de celas. Muitas vezes isso acontecendo devido o nosso sistema penitenciário ser muito precário em relação à segurança. Exemplo disso foi o que aconteceu no presídio Raimundo Nonato em Natal no dia 19 de agosto de 2012.
Notícia do que ocorreu: Fonte - http://g1.globo.com/rn
O detento identificado como Ioris Henrique Araújo de Sá, de 31 anos, que cumpria pena por furto, foi assassinado na manhã do domingo (19) dentro do Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes, na zona Norte de Natal, segundo informações do agente penitenciário Francisco Renilson, diretor da unidade. O preso foi morto a facadas durante uma briga envolvendo outros internos.
Ainda segundo o