Textos
Seu email (obrigatório): raquell_rocha15@homail.com
DATA: 24/08/2013
TÍTULO: Os programas sociais são programas eleitorais?
Os programas sociais são criados no intuito de assistir famílias de baixa renda. A exemplo desses programas, temos: o bolsa família, pronatec e o minha casa minha vida. Mas, da mesma forma que esses programas auxiliam famílias políticos brasileiros utilizam desses para garantirem seus votos. Sendo que essa prática é utilizada há décadas, desde o populismo muito presente no governo de Getúlio Vargas.
O programa bolsa família disponibiliza uma remuneração mensal as famílias em que os filhos frequentam as escolas públicas do Brasil e essa remuneração varia de acordo com a renda de cada família e o número de filhos. Junto ao bolsa família, o pronatec disponibiliza uma remuneração a jovens do ensino público de educação para aqueles que participam dos seus cursos gratuitos de qualificação. E diferente desses o programa minha casa minha vida possibilita o sonho da casa própria de muitas famílias brasileiras, com taxas e valores reduzidos financiados pelo governo.
No entanto, mesmo que esses programas sejam benéficos eles são utilizados também como garantia de voto. Principalmente em regiões onde a informação é precária e a população enxerga esses programas que os beneficiam como favores e não obrigação. Favorecendo candidatos que utilizam disso para ocupar duradouros cargos políticos no Brasil. E se atualmente contamos com programas sociais na antiga Era Vargas essa prática foi muito utilizada cedendo a população alguns benefícios, como a carteira de trabalho, e reprimindo e suprimindo os direitos da população da época.
Então, apesar dos benefícios a precária fiscalização, a falta de uma politica estruturada e de novos programas de alimentação ou transporte que auxiliem esses fazem com que eles se tornem vulneráveis. Sendo necessária a reestruturação do sistema político vigente,