Texto
Diante do baixo desempenho acadêmico, as escolas estão cada vez mais preocupadas com os alunos que têm dificuldades de aprendizagem, não sabem mais o que fazer com as crianças que não aprendem de acordo com o processo considerado normal e não possuem política de intervenção capaz de contribuir para a superação dos problemas de aprendizagem. Sendo assim observamos que a Psicopedagogia pode contribuir para explicar a causa das dificuldades de aprendizagem. Conseqüentemente, podemos ver que a Psicopedagogia não lida diretamente com o problema, lida com as pessoas envolvidas. Lida com as crianças, com os familiares e com os professores, levando em conta aspectos sociais, culturais, econômicos e psicológicos.
Neste contexto, o psicopedagogo institucional, como um profissional qualificado, está apto a trabalhar na área de educação, dando assistência aos professores e a outros profissionais da instituição escolar para a melhoria das condições do processo ensino-aprendizagem, bem como para prevenção dos problemas de aprendizagem. Percebemos que por meio de técnicas e métodos próprios, o psicopedagogo possibilita uma intervenção psicopedagógica visando à solução de problemas de aprendizagem em espaços institucionais. Juntamente com toda a equipe escolar, está mobilizado na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem de forma a evitar comprometimentos. Elege a metodologia e/ou a forma de intervenção como o objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo.
2- O que a autora fala aos Profissionais e Professores
Que o professor deve lembrar que o psicopedagogo muito pode ajudar na difícil tarefa de ensinar. O psicopedagogo não vai dizer ao professor o que é que ele tem que ensinar, o professor sabe muito bem, e melhor do que qualquer profissional ligado à área, mas o psicopedagogo vai pontuar o "como" ele tem que ensinar. O psicopedagogo questiona sempre como fazer, e