texto
PROBLEMA DE PESQUISA: O QUE O INDIVIDUO BUSCA NA ESCOLHA DO CÔNJUGE
Curso: PSICOLOGIA
Disciplina: TCC
Professor (a): Sônia Maria Motinho Aluno (a): Nome: Elis Regiane Batista R.A. Psico 555
Série: 4° ano período: 8° semestre Sala: 45
Guarulhos
2014
Segundo as autoras Peres, Menezes e Lopes (2010), na fase adulta grande parte dos indivíduos buscam um parceiro para iniciar uma família, e a escolha se estabelece a principio por dois tipos de características, as conscientes que são as que chamamos de “afinidades”, e as características inconscientes que podemos considerar decisivas no processo sistêmico da escolha do cônjuge .
Segundo as autoras Peres, Menezes e Lopes (2010) Durante a escolha do cônjuge não está em jogo somente a troca do sentimento principal, que seria o amor correspondido, mas também outros valores como: troca de experiências vividas, de sonhos e projetos a serem realizados juntos, e em compartilhar a vida toda que segue dali em diante.
Para Peres, Menezes e Lopes (2010), o individuo busca ( tinha um r no buscar) no outro características que são influenciadas pela família de origem. Seria como o homem escolher a esposa com as características de sua mãe, segundo as autoras, esse mecanismo de projetar as características parentais nos parceiros poderia ser explicado como uma tentativa de predizer os comportamentos do outro e assim, fomentar a satisfação conjugal.
Segundo as autoras Peres, Menezes e Lopes (2010), outras características que se encontra também na busca do cônjuge é chamado “similaridade” o que sai do típico contexto que os opostos se atraem. Com a similaridade o individuo busca no outro características parecidas com as de si mesmo, com o proposito de não haver conflitos em aspectos sociais, (mesma religião, raça, idade e nível cultural).
Segundo as autoras Peres, Menezes e Lopes (2010), em pesquisa feita com cinco casais com tipos de famílias diferentes,