texto
Com base nessas considerações, este trabalho aborda métodos de produção de mudas de eucalipto e pinos em saco de polietileno e tubetes no viveiro da escola. Discutem-se também técnicas de manejo que influenciam o padrão de qualidade de mudas de essências florestais.
Atualmente os recipientes mais utilizados para a produção de mudas de eucalipto, são os sacos plásticos, os laminados e os tubetes. Para a escolha do recipiente deve se levar em conta a quantidade de mudas produzidas e a duração dos viveiros, porque em pequena escala e em viveiros temporários é aconselhável a utilização de sacos plásticos devido ao menor custo inicial. Em viveiros permanentes deve se escolher o sistema de tubetes, pois as vantagens são muitas.
O sistema tem como base a produção de mudas em tubetes de plástico, acomodados em bandejas metálicas, as quais são apoiadas em trilhos fixados sobre suportes de concreto armado, armações de madeira ou cantoneiras. Esse sistema permite a diminuição dos custos de produção por meio de sequenciamento de operações, redução do esforço físico e a utilização de materiais leves na construção do viveiro.
Em comparação coma produção de mudas em recipientes preenchidos com terra, os tubetes de plástico apresentam várias vantagens como: