Texto: A historia das coisas – Síntese Individual
Tem como objetivo informar sobre a origem dos recursos e seu impacto sobre o planeta.
Primeiramente é importante saber que o poder para a mudança ficou dividido em três setores.
No primeiro setor está o governo, aquele que elegemos para nós, não o contrario, para as mudanças ao nosso favor, porém a realidade se torna outra, o governo acaba sendo apenas uma marionete do segundo setor; as grandes corporações, aquelas que só querem manter a seta do consumo em constante fluxo.E no terceiro setor, na base da pirâmide, está a sociedade, aquela que por alienação esquece que possui o poder da mudança de manter a seta do consumo e de eleger.
Atualmente vivemos em um sistema linear. Tem origem no uso abusivo dos recursos naturais que o nosso planeta fornece, pegamos esse recurso cada vez mais excessivo e o jogamos em uma indústria cheia de produtos químicos e com condições medíocres de trabalho, esse recurso cheio de produtos tóxicos é levado para o mercado, onde nós impulsionados pela grande seta do consumo, compramos, pagamos não pelo preço real do produto, mas daquele recurso natural que foi retirado a força do planeta e modificado pela indústria. Ao ter esse produto em casa logo a mídia (as grandes corporações) introduz a idéia de que o produto já é insuficiente e tem que ser descartado.
Vivemos em duas condições impostas pela mídia, a obsolescência programada e a obsolescência planejada, que são a idéia de que aquele determinado produto deve durar pouco e que para você ter o seu valor na sociedade precisa sempre ter o que a mídia deseja o que muda constantemente para deixar a seta do consumo cada vez maior.
O que leva a milhões de produtos a serem descartados, resíduos que são levados a aterros, contaminando nossa terra e água, ou então é incinerado, contaminando nosso ar.
Então até quando o planeta pode agüentar? Como fazemos para acabar com esse sistema?
Reciclagem é sim uma ótima alternativa, porém ainda é