texto unidade 1 disc
Texto 1
Situação problema
A sra Antônia trabalha como profissional da saúde em um hospital a muitos anos. Sempre alegre e disposta para o trabalho conversava com todos e nesses anos tinha cultivado bons amigos. Participava de um treinamento ou outro e de algumas reciclagens, mas considerava que sua experiência era o que mais contava. Era particularmente resistente ao uso de equipamentos de proteção individual. Dificilmente utilizava luvas para realizar as coletas de exame de sangue nem tão pouco máscaras quando utilizava algum produto químico para desinfecção de materiais. Sempre dizia que “estava protegida” ou que “antigamente não tinha essas coisas”.Os enfermeiros, médicos e outros colegas sempre a alertavam, mas com sua simpatia desconversava e ninguém tinha coragem de repreende-la. Um dia faltou ao serviço, souberam que adoecera e tinha ido fazer uns exames. Na semana seguinte entrou em licença, estava com cirrose em decorrência de uma hepatite que ela desconhecia.
Provavelmente “devido a alguma das inúmeras picadas” disse ela, “ Fazer o que?” Naquela semana foram todos convocados a um treinamento sobre riscos ocupacionais e lembraram dela com pesar.
Será que a hepatite da sra Antônia pode ser atribuída a alguma exposição ocupacional? O comportamento dela contribuiu para isso? Como é possível prevenir essa situação? Quais outros tipos de exposição os profissionais da saúde sofrem e como devemos agir diante delas?
Introdução a Biossegurança, área de abrangência e transdisciplinaridade
Ao ser apresentado a disciplina você deve ter-se perguntado – o que é
Biossegurança? Conceitualmente é a segurança da vida. Já sua definição prática foi sofrendo mudanças ao longo dos anos
O termo Biossegurança foi utilizado pela primeira vez na década de 70.
Nesta época designava os procedimentos de segurança adotado pelos pesquisadores em engenharia genética, dando ênfase ao risco biológico em
laboratórios e se