Texto Trabalho
2.2.1 Caso
Durante um congresso sobre inclusão digital e sustentabilidade, um empresário da área de meio ambiente participou de uma palestra sobre a importância do ensino de informática e sustentabilidade para crianças do ensino fundamental e saiu de lá decidido a contribuir de alguma forma.
O pequeno empresário resolveu criar uma ONG para atender crianças de comunidades carentes, matriculadas em escolas públicas. O objetivo da ONG seria promover ações com foco na inclusão digital e nas questões ambientais, como descarte correto de resíduos e consumo consciente.
Ele obteve o apoio de professores voluntários e um local cedido pela prefeitura. No entanto, faltavam os computadores e conhecimento de como montar uma ONG.
Depois de algumas reuniões com os professores para decidir sobre detalhes da montagem da infraestrutura de Tecnologia da Informação, o empresário ficou sabendo dos diversos
“tipos” de sistemas operacionais que os computadores podem ter. Na opinião de alguns professores a melhor opção de sistema operacional seria o Windows, outros afirmaram que seria o Linux e um pequeno grupo defendia o Android – o empresário nem sabia que já existiam computadores com sistema operacional Android.
As vantagens e desvantagens de cada um foram apontadas, deixando uma série de dúvidas no empresário. Ele queria ter certeza de que todos os gastos com componentes de
Tecnologia da Informação gerassem todos os benefícios desejados, além de serem utilizados por um longo período sem que ficassem obsoletos rapidamente, pois não dispunha de muitos recursos financeiros para arcar com estes gastos.
Com o intuito de tomar as melhores decisões, foi sugerida por um dos professores participantes a contratação de uma consultoria especializada em montagem de ONGs. Após uma pesquisa de mercado foi encontrado um consultor especializado em ONGs, inclusive com expertise em Tecnologia da Informação.