Texto Tica Pronto
No Brasil a iniciativa de criar o dia das crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, em 1920. Esta é uma comemoração mundial, porém em datas diferentes.
A maioria dos países faz a comemoração segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, tendo como o dia de todas as crianças do mundo o dia 20 de novembro, data marcada pela aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, onde todas elas, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde, educação gratuita e contra toda forma de exploração das mesmas.
No Japão a comemoração possui algumas curiosidades. Para os meninos a data se dá no dia 05 de maio, o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. Já para as meninas, a comemoração é feita no dia 03 de março através das tradicionais festas das bonecas, conhecidas como "Hina Matsuri". As famílias com filhas organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.
Já no Brasil a comemoração do dia das crianças acontece no dia 12 de outubro, sendo esta a data da realização do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, onde o Brasil foi a sede em 1923. No ano seguinte criou-se o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças no Brasil.
Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada, mas, afinal o que é celebrar? Celebrar é trazer a memória, lembrar, festejar e assim resgatar a criança que um dia fomos e que reside dentro de nós, para nos ajudar a perceber a importância de ser criança