Texto Teologia
TIO PATINHAS – JOÃO EDUARDO VIDAL
No texto podemos identificar diversas relações dos ideais capitalistas nas entrelinhas das historias em quadrinhos.
No relacionamento de Donald com seu Tio, podemos observar o drama vivido pelo personagem que ao se submeter à futura herança do tio, fica exposto a desvalorização de seu trabalho, uma vez que suas atuações não são relevantes perto do tamanho da fortuna existente, e portanto seu trabalho nunca é valorizado. Outro ponto esta no fato de que, apesar de seu esforço não ser valorizado, Donald não se sente explorado, uma vez que é beneficiário de uma exploração.
O texto também encontra dar uma explicação para as desigualdades na capacidade de acumulo de capital e competência para gerar dinheiro. São destinadas a elementos mágicos ou “talismãs” a qualidade de capacitador de geração de capital. Portanto, nada mais justo que aqueles que não possuírem talismãs não serem capazes de obter bons resultados. No entanto, o texto também mostra que mesmo portando tal peça magica, ainda se torna fundamental a obtenção de competências e técnicas para atingir bons resultados.
A forma como o dinheiro é adquirido por Patinhas, é considerado exploratória, porem, como foi a primeira forma de ganho existente se tornou legitima, diferente por exemplo da forma como os irmãos metralhas atuam. Mesmo contando com a mesma ânsia por acumulo de dinheiro, e terem as mesmas diretrizes exploratórias para adquirir esse capital, não podem ser considerados atuantes “legais” uma vez que vão contra as normas já existentes. Aqueles como Patinhas, já instauraram um regime de proteção e legalizaram os caminhos aos quais percorreram para obtenção de recursos, todos aqueles que buscarem formas diferentes das estipuladas como “corretas” serão invariavelmente punidos.
A família de Patinhas esta na maior parte do tempo em conflito devido a força que a submissão ao capital impõe aos seus integrantes. No entanto, quando estão