texto sobre a revoluçao dos bichos
Centro de Educação – CED
Curso de Pedagogia
Disciplina: Relações Interpessoais
Professor: Marcelle Louzada
Aluna: Maria Dalila Rufino de Araújo
A Revolução dos Bichos
Fortaleza-CE
2015
O livro “A Revolução dos Bichos” escrito por George Orwell, trata-se de uma fábula que utiliza animais para retratar uma história de poder. A fábula faz uma sátira ao Comunismo da União Soviética e à política stalinista, e alguns personagens são referências a figuras políticas como Marx, Stalin e Trotsky. Mesmo tenso sido publicada na década de 40, a obra permite perceber como funciona as relações de poder na sociedade até mesmo nos dias atuais.
A narrativa começa quando Major, o velho porco, reúne os animais que moram com ele na Granja do Solar, para revelar-lhes seu sonho de uma revolução onde os bichos não viveriam mais sobre a opressão dos humanos. A ideia dele era de que os animais são todos iguais, auto-suficientes e capazes de conviver entre si de forma harmoniosa, cada um desempenhando seu papel e ajudando seus companheiros. Dias depois Major morre, mas os animais decidem implantar o “Animalismo” sugerido por ele. A Revolução ocorre com a expulsão dos humanos, a família do Sr. Jones, da granja.
Depois da Revolução, a Granja passou a se chamar Granja dos Bichos, e quem a administrava eram os porcos Bola-de-Neve e Napoleão. Eles fizeram reuniões bastante organizadas, planejaram todos os seus passos e criaram mandamentos que firmavam as ideias animalistas. Porém, Napoleão na ânsia pelo poder, traiu Bola-de-Neve e assumiu a administração da Granja. Agora, no lugar de uma administração de exploração do Sr. Jones, os animais são liderados pelos porcos que no decorrer da obra se mostram tão exploradores quanto o próprio Jones, e ainda exploram sem que a maior parte dos explorados tome consciência dos maus tratos sofridos.
A Revolução dos Bichos nos traz uma reflexão a cerca do funcionamento de sociedades, além de mostrar a