Texto sobre Manchas de Pele
É praticamente inevitável: com o tempo, os procedimentos depilatórios desencadeiam manchas escurecidas na pele. Dermatologistas explicam porque isso acontece, revelam como prevenir e entregam quais são as opções mais eficientes para recuperar o tom uniforme da pele.
Leia também:
Depilação íntima: mitos e verdades
Dicas para facilitar a remoção dos pelos curtos
Pelos encravados: como tratar e prevenir
Causas do escurecimento
A médica Tatiana de Paulla, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que em maior ou menor escala todos os procedimentos podem desencadear manchas. “O ato depilatório, seja através da puxada da cera ou do uso de ativos que destroem o pelo, provocam um trauma na pele. Perante isso cada organismo se comporta de uma maneira diferente, mas a reação natural como defesa é o aumento da produção de melanina – o pigmento responsável pela cor da pele. Desse modo, a região afetada tende a escurecer”.
Cremes depilatórios: Segundo Tatiana, existem basicamente duas possibilidades desencadeadas pelo uso de cremes depilatórios. A primeira é em caso de alergia e a segunda é não respeitar as instruções de uso - por isso ela ressalta a importância de fazer o teste do toque. “Teste um pouco do produto em uma pequena área do braço. Deixe o creme agir pelo tempo recomendado e remova o produto com água em abundância. É necessário esperar 24 horas para verificar se a pele não demonstra algum tipo de reação alérgica. Em caso de sensação de queimadura, ardor ou vermelhidão, não hesite em retirar o creme imediatamente e lavar a região com água fria. E, é claro, buscar alternativas para eliminação do pelos”. A especialista também sinaliza outros cuidados para evitar as temidas manchas: “espere 24 horas antes de usar produtos de base alcoólica, como: desodorantes, loções adstringentes e perfumes. Para finalizar a remoção, nunca utilize lâminas ou ceras, nem reaplique o produto em um prazo inferior a 72 horas”.
Cera quente: O