Texto sobre as revoluções inglesas relacionando-as com a revolução industrial
A revolução inglesa iniciou-se no século XVII na Inglaterra pela contradição entre a Coroa e o Parlamento, controlados, respectivamente, pela dinastia Stuart, defensora do absolutismo, e a burguesia que defendia o liberalismo.,Baseado no absolutismo representou a primeira manifestação de crise já que poder monárquico que cedeu a maior parte de seus privilégios ao Parlamento e instalou-se o regime parlamentarista que permanece até os dias de hoje. A primeira revolução inglesa foi chamada de revolução Puritana que aconteceu no ano de 1640. Foi um fato muito relevante já que o rei estava insatisfeito com o parlamento, pois queria que o absolutismo de fato se tornasse um absolutismo de direito, ou seja, que o rei tivesse autoridade máxima e que não precisasse do parlamento como apoio para melhor governar e tomar suas decisões.Com isso Cromwell(com o apoio do parlamento que venceu a disputa entre o mesmo e o rei) assume o poder e instala uma ditadura(podendo relacionar com a parte no documentário assistido em sala quando acontece o julgamento do rei).
Levando a um cenário da revolução industrial com a tomada do poder por alta burguesia, o iluminismo e a Europa no século XVII. A revolução industrial aconteceu no campo tecnológico e principalmente na área de produção como bem de consumo não duráveis, sendo um marco para o consolidação da burguesia enquanto a cama social hegemônica e do capitalismo como modo de produção dominante.
O Pioneiro da revoluções industrial foi a Inglaterra por uma série de motivos, primeiramente tendo como uns dos principais razões uma relação direta com as revoluções inglesas sendo o primeiro estado burguês a surgir, podemos relacionar também o ato de navegação proposto por Cromell que reservou as comerciantes ingleses parte do comércio do açúcar, tendo com essa riqueza utilizada nas industrias .Também