Texto Reflexivo sobre o Tema: A que se presta a filosofia da educação
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: NILSON SANTOS DISCENTE: MAQUÉZIA S. FURTADO DOS SANTOS.
TEXTO REFLEXIVO A RESPEITO DO TEMA:
A QUE SE PRESTA A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.
PORTO VELHO, OUTUBRO DE 2013.
A filosofia da educação no âmbito educacional se presta à dedicação da reflexão, analise e sistematização dos métodos e processos educativos, auxiliando também assim o campo da pedagogia. Mesmo que às vezes se tenha a impressão de que ela não serve pra nada, tanto pros leigos como para alguns cientistas, devemos considerar a importância dela porque o que fazem as novas ciências é tomar o lugar que outrora era totalmente da filosofia, daí a necessidade de se adaptar a isso, construindo uma gama de métodos e teorias amplamente conhecidas e utilizadas atualmente. É uma ciência que nasceu da própria pratica educativa, com Platão que defendia que o individuo era mais bem servido ao ser subordinado a uma sociedade justa, e durante sua jornada persistiu que a educação seria holística, que incluíam fatos, habilidades, disciplinas físicas, a música e a arte. Passa também por grandes filósofos da educação, que promoveram grandes avanços nessa área, como Imannuel Kant, Paulo Freire, Jean Piaget, Jean-Jaques Rosseau, Michel Foucault, entre outros, que desenvolveram as chamadas “Ciências da Educação”, desde o final do sec. XIX.
Sua finalidade é tratar de problemas específicos, compreender as relações entre os fenômenos educativos e o desenvolvimento da sociedade. Isso é muito importante para que o individuo cresça com opinião e saber critico com relação a tudo que lhe cerca, isso pelo menos na teoria.
A filosofia da educação está em constante evolução, como todas as outras ciências, possui lacunas que precisam ser preenchidas. Em primeiro lugar porque como qualquer outra ciência, ela não engloba todos os fatos educativos, nem mesmo de apenas um