Texto Referente Wallon
Aula: Psicologia
Wallon fala diretamente sobre a afetividade e como isso acontece nas relações. Ele fez sua pesquisa em cima de crianças de 0 a 9 anos. Logo quando a criança nasce ela já apresenta sinais de emoção, essas são manifestadas através, dos gestos, bem como o choro, risos, expressões faciais, dentre outras. As emoções são comandadas pelo sistema nervoso, porém são conseqüências do meio onde vivem e também da maturação.
O autor fala que as emoções são mais freqüentes nas crianças, pois adultos tem um controle emocional mais desenvolvido. Wallon desenvolveu concluiu que as crianças se desenvolvem através de quatro estágios: o primeiro é chamado de “impulsivo”, que fala da criança ainda bebe e da dependência dela para com o adulto, o segundo chama-se ‘’sensório motor’’ onde a criança começa a descobrir o mundo ao seu redor, bem como montar e desmontar brinquedos, reconhecer pessoas e locais, o terceiro chamado de “Personalismo’’ é onde a criança gosta de ser elogiada e consegue se identificar com pessoas próximas de seu convívio, e por fim o quarto estagio chamado de ‘’Categorial’’ onde a criança tem um nível de concentração maior.
Wallon explica que é necessário ter emoção para existir afetividade (emoção é aquilo que eu mostro, é um comportamento, passa pelo corpo e a afetividade se dá pelo toque, é com o próximo, ou seja são atitudes), como exemplo podemos citar a raiva, de tal modo que a criança e até mesmo o adulto podem vir a agredir alguém por causa desta emoção.
O autor diz que nós na condição de educadores não devemos em momento algum olhar para o ato como um caso ‘’isolado’’ da criança, mas sim para a historia de vida (histórico familiar) para que possamos assim auxiliar no melhor desenvolvimento deste aluno.É comum que na adolescência a criança se questione, ou queira saber o porque das coisas, pois é nesta fase que ela se revê e repensa alguns atos e atitudes.
Posso concluir que no papel de educador, uma vez que se