Texto referente ao artigo: Milagres constantes e inconstantes: variações nos discursos jesuíticos (1610 - 1640)

2079 palavras 9 páginas
Texto referente ao artigo: Milagres constantes e inconstantes: variações nos discursos jesuíticos (1610 - 1640)

Maiara H. Melo Malinowski

No presente texto abordo como principal referência o artigo “Milagres
Constantes e Inconstantes: variações nos discursos jesuíticos” de Carla Berto, na análise das questões que considera o estudo dos milagres registrados na documentação jesuítica nos tempos da missão brasileira.
A correspondência produzida pelos padres, ou seja, pelos membros da
Companhia de Jesus, que trabalharam nessa missão deixa perceptível uma mudança nos discursos ao longo da leitura das cartas analisadas.
Esses documentos escritos pelos padres jesuítas eram destinados aos superiores da Companhia de Jesus, em que se transmitiam informações das ações realizadas pelos missionários na comunidade.
Os padres jesuítas que passaram a conviver com as populações indígenas tinham como objetivo transmitir a palavra do Evangelho a estes nas aldeias. Logo, a vinda desses religiosos tinha como missão apresentar-lhes o caminho da salvação.
Os índios eram vistos como selvagens que precisavam ser encaminhados a salvação divina, logo a Deus, e os missionários aceitaram essa tarefa tão difícil de catequiza-los. No entanto, a prática dos antigos costumes como, por exemplo, a antropofagia, da poligamia, os rituais místicos, gerava uma barreira entre a evangelização dos índios, que a principio parecia ser fácil, causando desânimo na conversão. Mas o que se nota é que o jesuíta tinha a visão do índio como um ser dócil que tudo aceitaria.
O jesuíta apresentava uma visão concebida do índio, esse seria capaz de ver a divindade apenas por intermédio das palavras ou pregações jesuíticas. A civilização, portanto, estaria relacionada a cultura cristã e que qualquer forma de resistência seria uma agressão ao cristianismo.
Diante das dificuldades, um passo a conversão surgiria através da educação das crianças, que acreditavam eles, estas serem crianças

Relacionados

  • Tomé O apóstolo da América
    76243 palavras | 305 páginas
  • 2010 RodrigoFaustinoniBonciani
    141717 palavras | 567 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas