Texto problemas da filosofia
1- O autor afirma no texto que, finalizadas as necessidades práticas surgem questões essenciais à vida intelectual. Explique " É exclusivamente entre os bens de espírito(intelectuais) que o valor da filosofia deve ser procurado" .
R: Intelectuais são aqueles que aprofundam seus estudos do conhecimento, através de um exame crítico dos fundamentos de nossas convicções, de nossos preconceitos, e de nossas crenças, a fim de considerar o verdadeiro valor da Filosofia e porque ela deve ser estudada para que haja um dado entendimento aprofundado do conhecimento em primeiro lugar.
2- Segundo o texto, a filosofia “livra-nos da tirania do hábito, diminui o nosso sentimento de certeza com relação às coisas aumenta em muito o nosso conhecimento em relação às coisas que podem ser ". Por que isso é positivo?
R: É positivo, pois, além de sua utilidade ao mostrar insuspeitadas possibilidades, a Filosofia tem um valor-talvez seu principal valor- por causa da grandeza dos objetos que ela contempla, e da liberdade proveniente da visão rigorosa e pessoal resultante de sua contemplação.
3- Explique a frase do texto “toda aquisição do conhecimento é um alargamento do eu ".
R: Tal alargamento, é mais bem alcançado quando não é procurado diretamente; toda aquisição de conhecimento é o alargamento do EU, este alargamento é alcançado quando o desejo de conhecimento é operativo, por um estudo que não deseja que seus objetos tenham este ou aquele caráter, mas adapte o EU ao caracteres que se encontram nos objetos. Esse alargamento não é obtido quando, tomando o EU como ele é, tenta-se mostrar que o mundo é tão similar ao EU que seu conhecimento é possível sem qualquer aceitação do que parece diferente. 4- Por que a filosofia pressupõe e proporciona a verdadeira liberdade humana?
R: Porque para resumir a discussão do valor da Filosofia, ela deve ser estudada através de algumas respostas