Texto preconceitos
Homossexuais:
A homossexualidade e a heterossexualidade são ambas as orientações sexuais. Isto significa que cada indivíduo sente uma atração física e/ou psicológica por outro indivíduo do mesmo sexo ou de ambos os sexos, ao contrário dos heterossexuais, que sentem uma atração apenas por pessoas do sexo oposto.
No decorrer da história, inúmeras denominações foram usadas para identificar a homossexualidade, refletindo o caráter preconceituoso das sociedades que cunharam determinados termos, a homofobia é um bom exemplo. A palavra homofobia significa a repulsa ou o preconceito contra a homossexualidade. Podemos entender a homofobia, assim como as outras formas de preconceito, como uma atitude de colocar a outra pessoa, no caso, o homossexual, na condição de inferioridade, de anormalidade.
A questão não se resume aos indivíduos homossexuais, ou seja, a homofobia compreende também questões da esfera pública, como a luta por direitos. Muitos comportamentos homofóbicos surgem justamente do medo da equivalência de direitos entre homo e heterossexuais, uma vez que isso significa, de certa maneira, o desaparecimento da hierarquia sexual estabelecida. Assim, podemos entender a complexidade do fenômeno da homofobia que compreende desde as conhecidas “piadas” para ridicularizar até ações como violência e assassinato. A homofobia implica ainda numa visão patológica da homossexualidade, submetida a olhares clínicos, terapias e tentativas de “cura”.
Gira em torno de nossa sociedade, uma proposta feita pelo deputado federal, o pastor João Campos a “cura gay”, não é exatamente para “curar gays”, mas para permitir que psicólogos tratem pessoas que desejam mudar sua orientação sexual .Psicólogos dizem que saúde é o silêncio dos órgãos. Se não sentimos nosso corpo isto significa que estamos bem. Quando algum órgão, por outro lado, faz “barulho”, incomoda, dói, aí teríamos uma doença. Esta definição talvez valha para muitas situações da vida