Texto portifolio
Ser criança
É tão bom ser criança...
Rir, saltar e correr
Ir pra escola aprender.
Ser criança é tão belo...
Ir aos parques brincar
E borboletas apanhar.
Rãs encontrar
Procurar num sítio divertido
E com amigos jogar.
Ser criança eu vou querer
Continuar a ser
E levar muito tempo a crescer.
Marta Castro.
Desafiando limites
Educar não é mesmo tarefa fácil, os filhos desafiam as regras e testam nossos limites, mas isto está dentro da normalidade. Anormal seria se a criança aceitasse passivamente o primeiro não dos pais ou nunca obedecesse. Na escola, elas também têm esses comportamentos.
Sabemos que o bebê ao nascer, tem uma amplitude de possibilidades comportamentais e ele adotará os comportamentos mais aceitáveis da família e do seu grupo. Até por volta dos 3 anos, elas não têm noção do que seja regra e infração. Por isso, vivem cometendo várias delas, em casa e na escola. Já as crianças com 4 anos tem essa noções e por muitas vezes desafiam e infringem regras apenas para testar até onde podem ir, ou simplesmente para chamar a atenção dos adultos.
As crianças com 4 anos estão desenvolvendo sua logicidade, ou seja, estão começando a entender causa e efeito de forma clara. Por isso, as regras, seja em casa ou na escola, devem ser claras e ser relembradas com frequência. É bom que a criança saiba, também qual a consequência caso uma regra seja quebrada, aos 4 anos ou mais já conseguem compreender sua atitude e por isso devemos conversar com elas e mostrar que sua atitude não foi correta no momento. O mais importante é que a punição seja educativa, a criança precisa entender a relação entre o que fez e a conseqüência desagradável que tem de enfrentar por causa disso com o objetivo de mostrar que seu comportamento foi errado e não deve repeti-lo.
Com as crianças de 4 anos mostrar o erro não garante aprendizado na hora, mas faz parte do processo de aprendizado dela sobre o mundo, só não