texto pesquisa
Por Sidney P. Martins
Uma pequena parábola, já muito famosa, ilustra a importância desse tema em nossa vida, que diz: Três pedreiros trabalhavam em uma obra. Ao perguntar ao primeiro o que ele fazia, este respondeu: ‘Estou assentando os tijolos desta parede’. O segundo pedreiro respondeu à mesma pergunta: ‘Estou construindo um edifício’. O terceiro pedreiro, ao responder, parou por um instante, olhou bem para a obra inacabada e disse: ‘Estou ajudando a construir uma Universidade que formará mentes brilhantes’. Vejam só, a atividade dos três era a mesma, mas o que eles faziam era diferente. Quem tinha um senso de missão e um propósito importante para o seu trabalho?
Acima é possível constatar o que importa para ter uma vida com repetidos sucessos, é ter claro um senso de missão, onde teremos, visível para nós mesmos, o embasamento de nossos objetivos e por conseqüência as metas traçadas para a conquista de algo maior e concreto.
O senso de missão de Walt Disney: “A inclinação da minha vida tem sido a de fazer coisas que dão diversão para as pessoas, de maneira nova e surpreendente. Quando consigo isso, fico feliz e sinto-me realizado”. Nota-se que o desejo de ser bem sucedido financeiramente está fora desta declaração, porque acaba fazendo parte intrínseca dos resultados. Disney não concebeu este sentimento ao elaborar seus primeiros esboços do ratinho Mortimer, atual Mickey.
Marcos Hashimoto diz: “Ser empreendedor apenas pelo dinheiro é meio caminho para o fracasso. A grande maioria pode iniciar seu negócio pensando na autonomia financeira, mas, com o passar do tempo, seu envolvimento com o negócio é de tal proporção que ele se sujeita até mesmo a operar no prejuízo para viabilizar uma grande idéia. Este sentimento criado com a evolução conjunta do empreendedor e o empreendimento caracterizam o senso de missão, um dos princípios fundamentais do empreendedorismo. O