texto narrativo e dissertativo
Técnico em química H Senai
TEXTOS NARRATIVOS E DESCRITIVOS
Texto 1- Narração
Conta à lenda que um velho funcionário público de Veneza noite e dia, dia e noite rezava e implorava para o seu Santo que o fizesse ganhar sozinho na loteria cujo valor do premio o faria realizar todos seus desejos e vontades. Assim passavam os dias, as semanas, os meses e anos. E nada acontecia. Até que no dia do Santo, de tanto que seu fiel devoto chorava e implorava, o Santo surgiu do nada e numa voz de desespero e raiva gritou:
Pelo menos meu filho, compra o bilhete!!!
Texto 2- Descrição de lugar
A rua em que estava situada sua casa desenvolvia-se no plano e, quando chovia, encharcava e ficava que nem um pântano; entretanto, era povoada e se fazia caminho obrigatório das margens da central para a longínqua e habitada freguesia de Inhaúma. Carroções, carros, autos caminhões, bicicletas, tudo junto e misturado, mas com certa ordem e com cara de vila feliz.
Texto 3- Descrição de pessoa
“Maria é uma das muitas moradoras de rua na cidade de São Paulo. Sua pele clara e seus cabelos lisos destacam um sorriso tímido e tristonho. Maria representa mais um brasileiro que perdeu sua identidade e sua cidadania: não se lembra de onde veio, quando nasceu, sua origem, sua família. Maria é simplesmente mais uma Ma-ria, sem teto, sem documento, sem nada.”
Texto 4- Descrição de objeto
“As grandes poltronas vazias, com flores e grinaldas em relevo. A mesa pesada e longa de jacarandá com sua coberta de veludo escuro. O console de mármore branco estriado de azul, com uma estatueta em gesso de D.Pedro II.”