texto musical
02 de outubro de 2011
A magia dos musicais no teatro brasileiro
Conheça mais sobre a origem do teatro musical no Brasil
Por Luísa Granato (luugac@gmail.com)
“O teatro musical além de ter um enredo que cativa o público, utiliza a música e a dança. A mistura desses três ingredientes, juntamente com os cenários, figurinos e efeitos visuais, faz com que o público sinta que a peça sempre esteja em ‘movimento’. É um número musical, ou uma cena, ou uma dança, ou a combinação de tudo. O teatro musical é, para mim, a fórmula perfeita de entretenimento”.
Essas são palavras de Beatriz Breviglieri, uma jovem atriz. Pessoas como ela, que amam esse gênero de teatro, divertem-se com as coreografias e emocionam-se com as músicas. Em todo mundo, há uma forte tradição de musicais que apaixonam um vasto e fiel público. Quem nunca ouviu falar em Broadway ou, talvez, Fantasma da Ópera? Mas o que muitos ignoram é que o Brasil também possui um longo repertório de musicais por toda a sua história e principalmente na atualidade. Apesar de não obedecer ao padrão dos grandes musicais, sua qualidade e excelência se destacam.
“Eu costumo dizer que o teatro já nasceu cantando no Brasil”
A frase acima pertence à professora da Universidade de São Paulo, Elizabeth Azevedo, quando questionada sobre as origens do teatro musicado no Brasil. A maior parte das expressões artísticas que existiram aqui foi trazida da Europa por colonos e estudiosos. Porém, a origem desse gênero teatral foi diferente.
Já no primeiro registro feito por Pero Vaz de Caminha sobre a descoberta das terras brasileiras a música tem grande importância, servindo como um dos primeiros contatos entre os povos. A musicalidade já fazia parte da cultura dos indígenas. Combinando tambores e flautas com a viola portuguesa, o Padre Antônio de Anchieta pôde desenvolver um teatro catequético que ultrapassava a barreira linguística.
O Teatro de Revista