Texto Jurídico - linguagem Forense
1. Introdução 7
2. Texto Jurídico 8
3. Apelação 10
Modelo de Apelação 11
4. Contestação 14
Modelo de Contestação à Ação de Indenização por Danos Morais 15
5. Habeas Corpus 19
6. Linguagem Jurídica 20
7. A Semântica Na Linguagem Jurídica 21
8. Estilística 22
9. Retórica 23
10. A Importância da clareza na linguagem jurídica 24
11. Aspectos da Linguagem Forense 25
12. Conclusão 26
Referencia Bibliográfica 27
1. Introdução O direito é diante de todas as outras, a ciência da palavra, mais precisamente o uso dinâmico da palavra. O Direito, por ser uma ciência que se comunica principalmente com a filosofia, a sociologia, a política, a ética, diante disso a linguagem dentre outras, se torna um elemento de evolução da própria história. Assimse da à importância do conhecimento e de toda uma postura dos cientistas jurídicos.
O trabalho trazido tem foco na linguagem jurídica e seu uso forense, com base nos textos jurídicos lidos, trazendo informações de como se dá a comunicação em um meio jurídico, a clareza na linguagem, e a composição do uso forense na linguagemusada pelos profissionais da área do direito.
2. Texto Jurídico
Em todas as partes que há o conhecimento, de forma geral, cria-se uma linguagem especifica daquele grupo, onde as expressões usadas são compreendidas apenas por aqueles que compõem do mesmo conhecimento.
E o com o Direito acontece o mesmo, onde as palavras usadas possuem definições próprias.
A língua portuguesa é uma dasmais ricas em recursos, talvez esteja aí toda a dificuldade em utilizá-la. No ambiente jurídico é indispensável o uso da palavra, e a mesma se torna o elemento mais importante.
Conforme o grau de conhecimento aumenta, o vocabulário usado fica cada vez mais complexo, e assim a sua linguagem torna-se mais jurídica e difícil, afastando-se da linguagem comum. E só aqueles inseridos nesse meio, entenderam o significado das palavras utilizadas.
O