Texto injuntivo
* O discurso manifestado por um livro de autoajuda qualquer;
* O mesmo discurso revelado por um manual de instruções, o qual instrui o interlocutor a proceder de uma forma definida;
* Os procedimentos manifestados mediante uma receita culinária, visto que a intenção é a mesma, embora nada impeça que o leitor opte por um ingrediente em vez do outro.
O chamado texto prescritivo, de antemão já assume um caráter um tanto quanto coercitivo, imposto, regido por condições inquestionáveis de atuação, ou seja, “proceda sempre dessa forma e não opte por demais alternativas”. Nessa categoria se enquadram:
* Aqueles discursos manifestados nas cláusulas de um determinado contrato;
* Os mesmos retratados nos artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal;
* As regras preconizadas pela gramática normativa, tendo em vista o padrão formal da linguagem;
* As instruções materializadas nos editais de concursos públicos em geral, entre outras circunstâncias cuja finalidade assim se define.
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Texto injuntivo é aquele que tem a finalidade de instruir. Aqueles do tipo dos manuais de uso de produtos e as bulas de remédios.
Texto prescritivo é o que preTexto injuntivo é aquele no qual predomina a função conativa/apelativa, e tenta convencer o receptor (quem ouve) a tender a vontade do emissor(quem fala).
O "texto injuntivo" usa a função da linguagem chamada contativa ou apelativa. Visa convencer o ouvinte a obedecer a uma vontade do emissor (quem fala), a fazer ou a não fazer algo, seja ordenando ou pedindo gentilmente.
Os verbos imperativos são